A sua Loja de Componentes Eletrônicos do Cariri!

Qual Arduino Comprar? Conheça os tipos de Arduíno.

TIPOS DE PLACAS ARDUINOS

Qual Arduíno Comprar? Conheça os tipos de Arduíno.

Quem vai comprar uma placa Arduíno geralmente se sente um pouco perdido devido ao grande número de tipos de Arduíno e funções disponíveis. Entre placas Arduíno Uno, Mega, Leonardo, Due, etc, são tantas informações sobre microcontroladores, portas, conexões e memória, que fica complicado escolher o modelo mais adequado às suas necessidades.

Pensando nisso,  preparamos este pequeno guia para ajudar você a escolher Qual Arduíno Comprar, pois você já sabe Onde comprar Arduíno, certo? Vamos apresentar um breve resumo de cada modelo de Arduíno, suas principais características e funcionalidades, e no final uma tabela comparativa entre os modelos.

ARDUÍNO UNO

Dentre os tipos de Arduino, este costuma ser a primeira opção para quem vai comprar um Arduino, pois possui um bom número de portas disponíveis, e grande compatibilidade com os shields disponíveis no mercado. Possui processador ATMEGA328, 14 portas digitais, sendo que 6 delas podem ser usadas como saidas PWM, e 6 portas analógicas. A alimentação (selecionada automaticamente), pode vir da conexão USB ou do conector para alimentação externa (recomendável 7 à 12 Vdc).

uno

 

Esta placa, na versão com soquete, permite a troca do chip microcontrolador ATMEGA328 facilmente em caso de dano ao microcontrolador ou se o mesmo for utilizado em projetos dedicados.  Existe também a placa Arduino Uno versão SMD, com o microcontrolador soldado na placa.

Maiores informações no site oficial : Arduino Uno

ARDUÍNO MEGA 2560

Versão maior da placa Arduíno, com microcontrolador ATmega2560 e 54 portas digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, além de 15 portas analógicas. Clock de 16 Mhz, conexão USB e conector para alimentação externa. Ideal para projetos mais elaborados que exijam grande número de entradas e saídas.

mega

Maiores informações no site oficial : Arduino Mega 2560

ARDUÍNO LEONARDO

Placa à primeira vista muito parecida com o Arduino Uno, mas com microcontrolador Atmega32u4, possuindo 20 portas digitais, das quais 7 podem ser usadas como PWM, e 12 como portas analógicas.

leonardo

Esta placa também possui clock de 16 Mhz e conexão pra alimentação externa. Diferentemente do Arduino Uno, possui conector micro-usb para ligação ao computador.Outra característica dessa placa é o chip de conexão USB integrado ao microcontrolador, o que elimina a necessidade de um chip adicional de comunicação na placa, e permite que o Arduíno Leonardo seja reconhecido pelo computador como se fosse um mouse ou um teclado, e não necessariamente como uma porta serial (também disponível).

Maiores informações no site oficial : Arduino Leonardo

ARDUÍNO DUE

De todoso os tipos de Arduino esta é a placa com maior capacidade de processamento, baseada em um microcontrolador ARM de 32 bits e 512 Kb de memória totalmente disponível para programas/aplicações. O bootloader já vem gravado de fábrica em uma memória ROM dedicada.

due

Possui 54 portas digitais, das quais 12 podem ser usadas como PWM, e 12 portas analógicas. Possui também 4 chips controladores de portas seriais, conexão USB e conector para alimentação externa.As ligações desta placa exigem especial atenção pois as portas trabalham à 3.3V, o que pode comprometer o uso dos shields disponíveis no mercado, que geralmente trabalham com 5v.

Maiores informações no site oficial : Arduino Due

ARDUÍNO MEGA ADK

Também baseado no ATmega2560, esta placa possui uma conexão USB dedicada à ligação com dispositivos baseados em Android, como telefones celulares. Possui 54 porta digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, 16 portas analógicas, 4 chips dedicados à comunicação serial, clock de 16 Mhz e conexão ao computador via USB. Também possui conector para alimentação externa.

mega adk

Maiores informações no site oficial : Arduino ADK

ARDUÍNO NANO

Placa compacta baseada no microcontrolador ATmega328 (para placas Arduíno Nano versão 3.x), ou ATmega168 (versão 2.x). Ao contrário das outras placas, não possui conector para alimentação externa, sendo alimentada por um conector USB Mini-B. É uma placa desenvolvida pela Gravitech.

NANO

Possui 32 Kb de memória (Nano versão 3.0), ou 16 Kb (Nano versão 2.0), sendo que 2 K são usados pelo bootloader. Seu tamanho reduzido (4,3 de comprimento x 1,85 de largura) faz dessa placa uma boa opção para projetos compactos que exijam atualização constante de software.

Maiores informações no site oficial : Arduino Nano

ARDUÍNO PRO MINI

Placa compacta, ideal para projetos permanentes e que não necessitem de grande poder de processamento ou constante atualização. O microcontrolador utilizado por esta placa é oATmega168 que, dependendo da versão da placa, roda à 8 Mhz (placa versão 3.3v) ou 16 Mhz (placa versão 5v).

MICRO

Possui 14 portas digitais, sendo que 6 podem ser usadas como PWM, e 8 portas analógicas. Não possui conexão USB ou conector para alimentação externa. Para comunicação com o computador, pode ser adquirido um módulo USB separadamente, ou utilizada uma placa Arduíno para programação.

Maiores informações no site oficial : Arduino Pro Mini

ARDUÍNO ESPLORA

Com o formato parecido com o de um controle de videogame (e até pode ser usado como um, dependendo da criatividade do desenvolvedor), o Arduino Esplora é uma placa diferente de todas as outras da família Arduíno, principalmente por possuir diversos sensores na sua construção. Nessa placa vem embutido um buzzer, um joystick, um potenciômetro deslizante, um sensor de temperatura, um acelerômetro, um led RGB, um sensor de luz (LDR), 4 push-buttons e um microfone. Além de tudo isso, ainda possui um soquete para tela LCD.

É uma placa indicada para quem deseja aprender Arduíno sem se preocupar muito com eletrônica, uma vez que os componentes já estão embutidos na placa. Assim o usuário pode se concentrar na parte de programação.

ESPLORA ESPLORA1

Baseado no Arduíno Leonardo, utiliza o microcontrolador Atmega32U4, com clock de 16 Mhz e 32 KB de memória (4K usados pelo bootloader). Possui 2 conectores de 3 pinos, para conexão de módulos adicionais. A conexão com o microcomputador utiliza cabo micro-usb.

Maiores informações no site oficial : Arduino Esplora

FONTE : www.arduino.cc

Share this post
  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *